
Categoria: Artigos
Data: 21/07/2024
1. CONTEXTUALIZAÇÃO.
A. Ordem para escrever a um anjo de uma igreja: Jesus instrui João a escrever
cartas específicas para as sete igrejas da Ásia Menor. A carta à igreja em
Éfeso é a primeira dessa série.
B. Autodescrição de Cristo: Cristo se apresenta com uma descrição derivada
da visão gloriosa de João no capítulo 1 de Apocalipse, introduzido pela
fórmula “estas coisas” (τάδε λέγει, táde légei).
C. Elogios às boas obras da igreja: Cristo reconhece as boas obras (ἔργα,
érga), trabalho árduo (κόπος, kópos) e perseverança (ὑπομονή, hypomoné)
da igreja.
D. Acusação por causa de algum pecado: Apesar dos elogios, Cristo tem uma
queixa (κατά, katá) contra a igreja.
E. Exortação ao arrependimento com uma advertência ou incentivo: Jesus
chama a igreja ao arrependimento (μετάνοια, metánoia), oferecendo uma
advertência ou uma promessa de bênção para aqueles que obedecerem.
F. Exortação para discernir a verdade da mensagem anterior: Um chamado
para ouvir (ἀκούω, akoúo) e entender a mensagem.
G. Promessa aos conquistadores: Cristo promete recompensas aos que
vencem (νικάω, nikáo).
2. APRESENTAÇÃO DE CRISTO (V. 1)
A. Cristo preserva e guarda: Jesus é apresentado como aquele que "preserva
as sete estrelas" (κρατῶν τοὺς ἑπτὰ ἀστέρας, kratôn tous heptá astéras), ou
seja, "aquele que guarda seus pastores" que representam a própria igreja.
"Preserva" está no particípio presente ativo, indicando uma ação contínua
de Cristo.
B. Presença contínua de Cristo: Cristo é aquele que está sempre presente
entre a igreja (περιπατῶν ἐν μέσῳ τῶν λυχνιῶν, peripatôn en mésô ton
lychnión). "Está sempre presente" (περιπατῶν) é particípio presente ativo,
sugerindo que Ele está continuamente caminhando entre as igrejas.
C. Reverência e presença divina: Considerando que o Rei está presente entre
nós, qual tipo de reverência (σέβας, sébas) temos tido? Essa presença
contínua de Cristo deve nos levar a uma atitude de adoração e respeito.
3. O ELOGIO DE CRISTO (VV. 2-3, 6)
A. Trabalho e perseverança: Cristo elogia a igreja pelo seu trabalho árduo
(κόπος, kópos) e perseverança (ὑπομονή, hypomoné) em meio às
dificuldades (vv. 2-3).
B. Discernimento doutrinário: A igreja em Éfeso é elogiada por testar
(πειράζω, peirázô) e identificar falsos apóstolos (ψευδαπόστολοι,
pseudapóstoloi), mantendo a pureza doutrinária (v. 2). "Testar" (πειράζω)
está no presente indicativo ativo, indicando uma ação contínua de examinar
e discernir.
C. Ódio às práticas dos Nicolaítas: Cristo elogia a igreja por odiar (μισέω,
miséô) as obras dos Nicolaítas (νικολαΐτων, nikolaïtôn), que promoviam
práticas imorais (v. 6). "Odiar" (μισέω) está no presente indicativo ativo,
demonstrando uma postura contínua contra essas práticas.
4. A ADVERTÊNCIA DE CRISTO (V. 4)
A. Perda do testemunho: Cristo repreende a igreja pela perda do testemunho
(μαρτυρία, martyría), o qual identifica a igreja com Cristo. A Igreja é o
candelabro (λυχνία, lychnía), e o candelabro produz luz, ou seja,
testemunho.
B. Reflexão e autoavaliação: Cristo chama a igreja a refletir (μνημονεύω,
mnēmoneúô) sobre sua condição espiritual e se autoavaliar, buscando um
retorno às práticas iniciais. "Refletir" (μνημονεύω) está no presente
imperativo ativo, um comando para continuamente lembrar e refletir.
5. O CHAMADO AO ARREPENDIMENTO (VV. 5, 7)
A. Lembrar e arrepender-se: Cristo exorta a igreja a lembrar-se (μνημονεύω,
mnēmoneúô) de onde caiu (πέπτωκα, péptôka), arrepender-se (μετανοέω,
metanoéô) e voltar (ποιέω, poiéô) às obras do primeiro amor (πρῶτα ἔργα,
prôta érga) (v. 5). "Lembrar-se" está no presente imperativo ativo, enquanto
"caiu" está no perfeito indicativo ativo, indicando um estado presente
resultante de uma ação passada. "Arrepender-se" e "voltar" estão no aoristo
imperativo ativo, sugerindo ações decisivas.
B. Advertência sobre a remoção do candelabro: Cristo adverte que, se não se
arrependerem, removerá o candelabro (κινεῖν τὴν λυχνίαν, kineîn tên lychnían)
da igreja, simbolizando a perda de sua presença e testemunho (v. 5).
"Removerá" está no futuro indicativo ativo, indicando uma ação futura certa
se não houver arrependimento. Quando não exercemos a função que fomos
chamados a exercer, assim como parte de Israel no AT, perderemos nosso
lugar no reino. Uma lâmpada que não ilumina, precisa ser trocada!!!
6. A PROMESSA DE CRISTO (V. 7).
A. Ouvir o Espírito: Cristo chama aqueles que "têm ouvidos" para que ouçam
(ἀκούω, akoúô) o que o Espírito (Πνεῦμα, Pneûma) diz às igrejas, dando a
entender que a mensagem é pregada para todos, mas nem todos têm
ouvidos para ouvir. "Ouçam" está no presente imperativo ativo, um comando
contínuo para prestar atenção.
B. Promessa ao vencedor: Cristo promete ao vencedor (νικῶν, nikôn) o direito
de comer da árvore da vida (τῆς ξύλον τῆς ζωῆς, tês xýlon tês zôês), que está
no paraíso de Deus (παραδείσῳ τοῦ Θεοῦ, paradeísô toû Theoû), uma
promessa de vida eterna e comunhão com Deus. "Vencedor" (νικῶν) está no
particípio presente ativo, descrevendo aqueles que continuamente vencem.
CONCLUSÃO
A. Recapitulação: Reafirmar os pontos principais do sermão, lembrando a
igreja da necessidade de manter o fervor espiritual e o amor inicial por
Cristo.
B. Aplicação Prática: Incentivar os membros a refletirem sobre sua própria
caminhada espiritual e a buscarem um relacionamento mais profundo e
fervoroso com Jesus.